sexta-feira, 23 de abril de 2010

Canção da natureza


Michael Jackson lançou o álbum 'HIStory: Past, Present and Future - Book I' em 1995, pela gravadora Epic Records. O lançamento desse álbum foi antecedido por um comercial de televisão, em que Michael aparece marchando e comandando uma tropa de diversos soldados (veja o vídeo clicando aqui).


'HIStory' carregou um vasta camada de emoção e polêmica. As músicas 'Tabloid Junkie' e 'Scream' apresentam protestos contra a mídia. Mas não tratarei delas nesse post. Aqui, o assunto é outro: 'Earth Song'! Uma canção que toca no fundo dos nossos corações e planta uma semente de compaixão, bondade e benevolência.


Nessa música, Michael Jackson faz um apelo desesperado para a preservação da natureza. Pede pelas crianças, pelos mares, pelos animais, enfim, pelo planeta Terra.


O clipe mostra Michael em uma floresta devastada, além de cenas de outras regiões, como a floresta Amazônica. Já a versão feita para os shows de 'This Is It', exibe uma garotinha numa floresta muito bonita, vasta de verdes e animais. Ela deita na grama e dorme. Quando acorda, tudo ao seu redor está totalmente acabado, pegando fogo. A única planta que resta é uma pequena muda. A menina tenta salvar essa muda antes que ela seja destruída por uma escavadeira.


O depoimento de Michael nesse clipe também é comovente: "As pessoas falam que eles farão algo. Eles quem? A mudança começa por cada um de nós". Essa música é mais uma prova da preocupação de Michael com o mundo. É aquele assunto de 'deixar o dinheiro e a fama subir à cabeça e só olhar para o próprio umbigo'. Michael Joseph Jackson, aquele artista intitulado de 'bizarro' e que você já deve ter ouvido falar, não era assim.



® 2010 – MJJ FC – Os direitos autorais do texto pertencem só e exclusivamente a seu autor. É unicamente dever do autor garantir a integridade do mesmo.

4 comentários:

  1. Speechless..., como disse Michael, em sua bela música. Estou sem palavras... o que dizer, depois de tudo que li aí, acima? Com tudo isso que ele foi, só me resta dizer que ele mereceria, sim, o Prêmio Nobel da Paz, do Amor, da Terra, e etc, e etc! God bless you!

    ResponderExcluir
  2. sim sim u Michael sempre zelou pela paz e a preservação dos bens naturais q mtas vezes desvalorizamos mtas vezes, o post está sensacional
    e mostra u qto não damos valor a coisas tão simples q faria a diferença "earth song" <3...
    michael <3
    obrigado pelos seus post ...

    ResponderExcluir
  3. Essa música não tem explicação... muito bela, deveria ser o hino oficial do Planeta Terra!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, rever o vídeo do lançamento do álbum HIStory e ler tudo o que vc escreveu tão bem!
    Mas sobre "Earth Song", esse é o meu vídeo preferido do Michael...
    Além de ser preocupado com a natureza, ele era um artista inovador.
    Na época que ele fez esse vídeo (1995), não se falava tanto em preservação do meio ambiente.
    Ele estava sempre a frente no tempo.
    Li que as TVs americanas não exibiam muito esse vídeo, porque eles, os americanos, são
    os maoires poluidores da Terra...
    MJ forever

    ResponderExcluir