terça-feira, 20 de abril de 2010

O vitiligo

'Vitiligo'. Muitas pessoas se assustam ao ouvir essa palavra. Mas, afinal, o que é o vitiligo? O vitiligo é uma doença que se baseia na redução das células responsáveis pela produção do pigmento. Assim, a pessoa que tem a doença perde a pigmentação da pele, ocasionando manchas brancas de diversos tamanhos. É importante afirmar que o vitiligo não é contagioso, e que os contaminados por essa doença ficam com a pele extremamente sensível ao Sol.


Em 1993, numa entrevista dada a Oprah Winfrey, Michael Jackson afirmou: "Eu tenho uma doença que destrói a pigmentação da pele. Não posso fazer nada quanto a isso. As pessoas criam histórias de que não quero ser quem sou. Isso me magoa. Eu tento controlar as manchas usando maquiagem, para igualar a pele". Na mesma entrevista, ele declarou que o problema começou no período entre o álbum Off The Wall e Thriller.


A mudança da cor da pele de Jackson gerou muita polêmica. Uns diziam que ele mentia em relação ao vitiligo, e que não aceitava sua etnia. Mas a autópsia do corpo de Michael provou que ele estava falando a verdade (veja a foto clicando aqui). Ela confirma que ele sofria de uma doença que reduzia a pigmentação e deixava marcas brancas na pele. Michael Joseph Jackson, portanto, não mudou propositalmente a sua cor. Porém, os boatos nunca acabarão. A mídia, sempre preconceituosa, continuará inventando mentiras e intrigas sobre o que aconteceu com a pele do Rei do Pop.



® 2010 – MJJ FC – Os direitos autorais do texto pertencem só e exclusivamente a seu autor. É unicamente dever do autor garantir a integridade do mesmo.

8 comentários:

  1. Gostei da informação, Felipe. Muito precisa.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    Ainda não tinha visto a imagem da necrópsia.
    Quanto ao fato de ser raro, pessoas negras ficarem brancas por causa do vitiligo, eu já vi várias...
    A única diferença é que Michael usou medicamentos especiais para clarear a pele, para que ficasse tudo por igual.
    As pessoas negras que eu vi, por não terem feito esse tratamento medicamentoso que o Michael fez, ficaram todas manchadas...
    E o nosso Rei, era um astro internacional... o MAIOR!
    E muito lindo, vaidoso... ele fez o certo!
    MJ forever

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! Até porque ele tinha condições financeiras de fazê-lo. A meu ver, isso serviu para mostrar à humanidade que a cor da pele não faz o homem. Michael era negro, se tornou branco e não perdeu a sua essência. Ele não se tornou melhor ou pior. Continuou sendo o Michael Jackson.

    ResponderExcluir
  4. Zú, eu disse que 'não é todo dia que encontramos pessoas que de negras, ficam brancas'. A maioria não conhece ou n tem condições financeiras para fazer o tratamento que Michael fez, ficando 'manchadas' de branco. Mas elas n ficam totalmente brancas... ;)

    ResponderExcluir
  5. Não quero causar polêmica não Felipe!
    O que eu quiz dizer é que as pessoas negras que eu conheço (pessoalmente), que tem vitiligo, ficaram todas manchadas, pq não fizeram o tratamento que o Michael fez, talvez pq não tinham condições, como vc mesmo disse!
    Ele fez muito bem de ter feito esse tratamento.
    Até pq, ele tinha condições de fazê-lo como disse o Augusto!
    Deve ser muito caro!
    Aqui na minha cidade tem uma senhora, que fez o clareamento total, como o Michael.
    A única diferença é que ela não era negra.
    Parabéns pelo Blog... muito bom mesmo!
    Gostei da música!
    Mj forever!
    I love MJ

    ResponderExcluir
  6. 'Não quero causar polêmica não Felipe!'

    Não está... eu só exclareci que eu n disse que era 'impossível' o clareamento total ocorrer, mas n é tão comum.

    Fica tranquila ;).

    ResponderExcluir